HISTÓRICO

FUNDAÇÃO DO G.E. GUAICURUS 9ºMS

Fundado em 27/10/1987 em reunião do Conselho do G.E. Castelo Branco (cores do lenço preta e amarela, funcionava na creche Irmã Scheila) e em conjunto com o G.E. Presidente Kennedy (cor azul), para estabelecer a fusão dos dois grupos existentes na cidade de Três Lagoas. Esta, ocorreu na casa do Chefe Ruben Gehre na cidade de Três Lagoas. Entre as sugestões de nome decidiu-se por GUAICURU, mas por algum motivo em 1989 acrescentou-se o "s", portanto GUAICURUS.
A 1ª DIRETORIA foi composta por:
DIRETOR PRESIDENTE: Luis Antonio Morila Guerra
DIRETOR ADMINISTRATIVO: Cleuza Maria de Souza Pereira
DIRETOR FINANCEIRO: Darcy da Costa Filho
CHEFE DE GRUPO: Rubens Campos Gehre
CHEFE DA ALCATEIA: Manuel Edson Pereira
CHEFE DA TROPA DE ESCOTEIROS: Anezio Ferreira Junior
CHEFE DA TROPA DE ESCOTEIRAS: Gabriela Maria Viana Pereira Crespo
CHEFE DA TROPA SÊNIOR: Ronaldo Queiroz Garcia e Vitor de Cassio Vieira Marques (falecido)
O Comissário Distrital, Eduardo Benedito Calhao Silva, assinou a Ata de Posse.

GRITO DO GRUPO

DO KENNEDY E DO CASTELO BRANCO
HOUVE UMA JUNÇÃO
NASCEU O GUAICURUS
DENTRO DO MEU CORAÇÃO

GRUPO GUAICURUS


LENÇO DO G.E.GUAICURUS 9º MS

Homenageando os dois grupos anteriores escolheu-se as cores preta (G.E. Castelo Branco) e azul. A logomarca foi pintada com tinta  colorida por Ruth Gehre e é composta pela Flor de Lis Escoteira com sobreposição do índio Guaicuru com lança na mão e  deitado no cavalo.


PRIMEIRA LIS DE OURO DO G.E. GUAICURUS 9º MS






Concedida ao Escoteiro Luís Fernando Caiola Molinari em 19 de setembro de 1991. Que hoje reside na Itália, onde é engenheiro.

Luis Fernando Molinari - 26/03/1976 - Guaraçai-SP

Ingressou 1986 Grupo Escoteiro Presidente Kennedy na Patrulha Chacal. Participou da fundaçao do Guaicurus e da composiçao do grito de grupo. Pelo próprio Luís: "Passei por diversos chefes... entre eles Calhao, Rubinho, Sgt. Martins, Hermann... Na época da Lis de Ouro, era o Rubens, o chefe de grupo e foi ele quem encaminhou o pedido. Lembro que tivemos que organizar toda a papelada, porque naquela época o grupo não tinha um arquivo organizado... deu o maior trabalho, mas conseguimos juntar todos os documentos necessários para o encaminhamento e aprovação do Lis de Ouro... A entrega do distintivo e do certificado foi no anfiteatro da UFMS, com a participação de autoridades da cidade, da região escoteira, do nosso grupo e veio também um pessoal de Ilha Solteira... Antes desse distintivo, não existem registros de condecoração similar... por isso, na época, fui considerado o primeiro escoteiro Lis de Ouro de Três Lagoas... de qualquer forma, pelo menos do Kennedy, do Castelo Branco e do Guaicurus, foi o primeiro... "