RAMO LOBINHO

G.E. GUAICURUS 9º MS
ALCATEIA FRANCISCO DE ASSIS






Nossa Lei tem cinco artigos:

I O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II O Lobinho pensa sempre primeiro nos outros.
III O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
V O Lobinho diz sempre a verdade.

E a nossa Promessa diz:


"Prometo fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria
Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação. "

Nosso Lema é MELHOR POSSÍVEL



Oração do Lobinho

"Senhor meu, ensina-me a ser humilde e bondoso, a imitar teu exemplo, a amar-te com todo meu coração, e a seguir o caminho que é de levar-me junto a ti. Assim seja"




Grande Uivo


AKELÁ FAREMOS O MELHOR!
MELHOR, MELHOR, MELHOR, MELHOR?
SIM! MELHOR, MELHOR, MELHOR, MELHOR!




ARGANEL DE LOBINHO





ETAPAS DE PROGRESSÃO 



Estágio Introdutório
É a promessa e aceitação dos princípios quergem a alcatéia e o escotismo.

Lobo Pata-tenra
Quando o Lobinho começa a trabalhar com os objetivos correspondentes à Infância Média. Associa-se à imagem do animal recém-nascido.


Lobo Saltador
Quando o Lobinho já houver conquistado cerca da metade de seus objetivos da Infância Média. Associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de sua própria capacidade.

Lobo Rastreador
Desde que o Lobinho já tenha conquistado quase a totalidade dos objetivos pessoais correspondentes à Infância Média. Associa-se ao comportamento em busca de objetivos, própios do animal que já conhece o ambiente que vive.


Lobo Caçador
No momento em que o Lobinho tenha conquistado pelo menos a metade dos objetivos correspondentes à Infância Tardia. Associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e se empenha em conquistpa-los.


Cruzeiro do Sul
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia



RAMO LOBINHO

Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 7 e 10 anos, o programa educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, preparando-a para que, ao atingir a idade e as condições necessárias, prossiga a sua formação no ramo escoteiro.
O Lobismo é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".
A seção do grupo escoteiro que congrega os lobinhos é denominada alcatéia (de Lobinhos, Lobinhas ou Mista). O chefe é chamado de Akelá pelas crianças e seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Kaa, Chill ou outros nomes constantes do "Livro da Jângal". A escolha dos nomes dos assistentes é feita em geral pelas crianças.
A Alcatéia é dividida em unidades denominadas Matilhas, cada uma com 4 a 6 crianças, as quais constituem as equipes de trabalho e de jogos, sem atingir contudo, o grau de estratificação e de desenvolvimento recomendado para o sistema de patrulhas, adotado nos ramos Escoteiro e Sênior.
Uma Alcatéia completa deve contar com 4 Matilhas. O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas, que se distinguem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A Matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha denominado Primo, auxiliado por outro denominado Segundo.
Os Primos e Segundos são designados pelo Akelá, mas cada Primo deve ser consultado antes da designação do seu Segundo.
Antes de completar 11 anos, o Lobinho deve deixar a Alcatéia e ser transferido para a Tropa do Ramo Escoteiro, em uma adequada cerimônia de passagem.